Gratinado Misto de Tortelloni com Frango e Legumes Primavera


Não gosto muito de cozinhar para mim, mas adoro de inventar e dar a provar aos outros. Outra coisa que também gosto de fazer é arriscar nas misturas e nos sabores. Tínhamos uns amigos por cá a passar uma noite e a jantar connosco, por isso achei que seria uma boa ocasião para uma das minhas invenções.

Uma das substituições que uso há mais tempo é a de uma mistura de iogurte e ovo que substitui o molho bechamel, constituindo assim uma alternativa bem mais saudável e menos calórica.

Para o frango, baseei-me nesta receita e foi um autêntico sucesso! Segue então todo o processo.

Ingredientes (para 4/5 pessoas):
- Tortelloni de massa fresca (dois tipos diferentes, uns com ricotta e espinafres e outros com tomate e mozzarela)
- Pequenos medalhões de frango (3 por pessoa, prever 4 para mais comilões)
- 1 laranja
- 1 limão
- Sal, pimenta, alho em pó, noz moscada
- Meia couve roxa média 
- Duas cenouras médias
- 400gr de iogurte (usei magro, 0.1% de gordura)
- 1 ovo

Começa-se por preparar o frango temperando-o com sal, pimenta, a raspa e o sumo da laranja e do limão, e reserva-se. Tritura-se a cenoura e reserva-se. Tritura-se a couve roxa, tempera-se com um pouco de sal e vinagre e reserva-se. Leva-se os tortelloni a cozer segundo as indicações da embalagem. Grelha-se o frango num grelhador no fogão ou num grelhador elétrico, sem gordura, tendo o cuidado de ir reservando os vários medalhões em cerâmica enquanto se vão grelhando os outros, para que não sequem (dois pratos de sopa virados um para o outro servem perfeitamente).


Numa assadeira dispõem-se os medalhões de frango, a cenoura e a couve-roxa. Numa outra dispõem-se os tortelloni e prepara-se o substituto do bechamel. Para tal bate-se um ovo com o iogurte e tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e noz moscada.


Rega-se ambas as assadeiras com o molho preparado e leva-se a gratinar ao forno durante 15 minutos, a 180ºC vigiando para não deixar tostar demasiado os tortelloni.




Bom apetite!

Comentários