Bolo de Chocolate com Brigadeiro e Morango

Ao passear pelos meus feeds dei de caras com esta receita, muito parecida com uma que eu já postei aqui com a diferença que esta tem brigadeiro, que pode correr mal chocolate mais chocolate e morangos...


Ingredientes:

Bolo
150g de manteiga ou margarina com sal
1/2 xícara de açúcar
4 ovos grandes
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher rasa (sopa) de fermento em pó

Calda
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de açúcar

Recheio e Cobertura
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de cacau em pó
Granulado de chocolate
200g de morango picado

Preparação
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe uma forma redonda de 22cm com aro removível, não é preciso untar.

2. Na batedeira, com o batedor de arame (se tiver essa opção), bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem fofo. Junte os ovos de pouquinho em pouquinho, acrescentando uma clara ou gema por vez, sempre batendo em velocidade alta. Esse método evita que a mistura talhe. Adicione a baunilha e bata para misturar. Acrescente a farinha previamente peneirada com o cacau e fermento e bata em velocidade baixa só até incorporar tudo. Desligue a batedeira e misture delicadamente com uma espátula somente o suficiente para saber se não há nenhum grumo de farinha na massa. Despeje a massa na forma separada e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo. Deixe esfriar por 10 minutos na forma, em seguida desenforme.

Calda
3. Leve a água e o açúcar ao fogo só até os grãos do açúcar desapareçam. Deixe esfriar.

Recheio e cobertura
4. Leve em fogo baixo o leite condensado, creme de leite e o cacau em pó. Sempre misturando com uma espátula de silicone, cozinhe até estar cremoso, no ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar.

Montagem
5. Corte o bolo ao meio, regue com metade da calda, recheie com metade do brigadeiro e espalhe o morango picado por cima. Cubra com a outra metade do bolo, regue com o restante de calda e distribua o restante do brigadeiro e salpique granulado. Deixe na geladeira até o momento de servir, tampado para não ressecar.


Depois fica qualquer coisa como isto :)




Fonte: Chocorango

Comentários

  1. Olá Marta,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar http://www.tudoreceita.pt/, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 140.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Estamos à sua disposição!

    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta

    Que aspeto delicioso tem esse bolo :-) Que maravilha!

    Vem ver o concurso que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário