Cheesecake de Manteiga de Amendoim da Nigella


Para os amantes do cheesecake e da famosa manteiga de amendoim, foi descoberta uma maneira em que os dois juntos da nisto... e é muito bom, pena que existam pessoas que se recusam a comer queijo... Olha mais sobra =) 






Base:
200g de bolachas [tipo Maria ou torrada];
50g de amendoim salgado;
100g de pepitas de chocolate amargo;
50g de manteiga derretida.

Creme:
500g de queijo creme;
3 ovos;
3 gemas;
180g de açúcar;
125ml de creme azedo*;
250g de manteiga de amendoim do tipo cremosa.

Cobertura:
250 ml de creme azedo*;
100g de chocolate de leite picado;
30g de açúcar mascavado claro.

Prepare a base:
No liquidificador ou processador, pique os biscoitos, os pedaços e chocolate e os amendoins até formar uma farinha uniforme. Passe essa farinha para uma tigela, adicione a manteiga derretida e misture bem, até a farinha ficar toda húmida. Com o auxílio das costas de uma colher, espalhe essa mistura no fundo e em 2/3 da altura da lateral de uma forma rendonda, de 23cm de diâmetro e fundo removível, pressionando com cuidado. Reserve na geladeira.

Prepare o creme:
Pre aqueça o forno a 180 graus.
Na batedeira com o garfo tipo raquete, ou no processador, bata o queijo creme, os ovos, as gemas, o açúcar, o creme azedo e a manteiga de amendoim, até ficar bem cremoso e uniforme.
Recheie a base preparada com esse creme e leve ao forno por 1 hora, verificando após 50 minutos. O topo deve parecer seco ao toque, mas movimentando a forma o meio deve balançar levemente. Retire o cheesecake do forno, sem apagar o fogo, enquanto prepara a cobertura.

Para a cobertura:
Em fogo baixo, aqueça o creme azedo, o chocolate picado e o açúcar mascavado, misturando para homogeneizar enquanto derrete. Assim que tudo estiver derretido e uniforme, apague o fogo.
Espalhe essa cobertura cuidadosamente, sobre a superfície do cheesecake [com calma para ele não rachar].
Volte ao forno por mais 10 minutos.
Apague o fogo, retire o cheesecake e deixe esfriar completamente. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira, por uma noite.
Retire meia hora antes de servir, e desenforme com cuidado.

* Para preparar o creme azedo [sour cream] em casa, misture suco de limão com creme de leite fresco na proporção 1 colher de sopa de suco para cada xícara de creme. Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente e conserve na geladeira.

Fonte: BBC - Food

Comentários