Sopa Exótica

Com o flatmate a padecer de efeitos secundários de celebrações de aniversário, e com a temperatura a descer, lá fora, resolvi arriscar-me a fazer uma sopa com um toque diferente.

Aproveito para dizer que por questões calóricas faço sempre a sopa sem batata nem abóbora, e evito a cenoura. No entanto, o facto desta figurar nesta receita, não lhe retira o seu cunho leve e baixo em calorias. Aquando da substituição da batata em sopas, muitos são os legumes que podem vir em nosso auxílio: courgette (com casca para quem gostar da sopa esverdeada), beringela, nabo, chuchu (deixa a sopa muito muito macia) e, algo que só recentemente descobri, couve-flor.

Ora vamos lá ao processo.

Ingredientes (para duas a três pessoas):
- Meia couve-flor grande (cerca de 400g) 
- Uma cenoura grande
- Meia cebola (para prevenir os estômagos mais frágeis)
- Dois dentes de alho (ou a parte branca de um alho francês, ou um nabo pequeno)
- Caril picante
- Uma chávena almoçadeira de feijão verde cortado
- Coentros frescos picados

Coze-se a couve-flor e a cenoura numa panela com até 80% da altura dos legumes. (Água a menos é sempre resolúvel, água a mais é bem mais complicado de resolver e resulta muitas vezes no desperdício de vitaminas). Quando está a cozedura quase concluída acrescenta-se o sal. 

Cozidos os legumes (devem estar tenros ao serem perfurados por um garfo), rala-se a sopa e acrescenta-se uma colher de sopa de caril picante. (Poderá precisar de mais água consoante a consistência preferida). Mexe-se bem e mantém-se ao lume em fogo médio. Deixa-se levantar fervura, prova-se, acerta-se os temperos e acrescenta-se o feijão verde lavado e escorrido). 

Serve-se 10 minutos depois em pratos ou taças que se polvilha com coentros frescos picados.

Bom apetite!

Comentários